segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A quimioterapia vermelha

E lá fui eu para a primeira quimioterapia e o que posso eu dizer??? É suportável, para o medo que eu tinha, não foi nenhum inferno...
Fiz 4 sessões de quimioterapia vermelha todas as sextas-feiras, para descansar no fim de semana e poder trabalhar na Segunda!
Dormia o fim de semana todo, tinha muitos enjoos, mas comi sempre muito e nunca vomitei :)
Os efeitos desta quimioterapia são:

Embora existam inúmeros medicamentos capazes de impedir ou
diminuir os efeitos colaterais, a quimioterapia pode, de facto, causar:
– mal estar geral, como enjoos, falta de forças, cansaço fácil, secura
da boca, alteração do paladar, falta de apetite, diarreia, prisão de
ventre, alteração de cor e aumento da intensidade do cheiro da urina;
– alteração menstrual, sendo mais frequente a falta de menstruação;
– secura vaginal;
– adormecimento dos braços e pernas e formigueiro nas mãos e nos
pés;
– queda de cabelo, que é um dos efeitos mais frequentes deste
tratamento, pelo que muitas mulheres resolvem cortá- lo antes, para
se adaptarem à nova imagem. No entanto, a queda de cabelo varia de
pessoa para pessoa e é, geralmente, passageira, desaparecendo no
final do tratamento.
Tente distrair- se e não deixar a sua actividade profissional
Mantenha -se ocupada, nem que seja em tempo parcial.

No meu caso eu ainda tive acne :) Os médicos riram-se muito porque não é habitual, mas como me tiraram a pílula e devido à quimioterapia o acne veio dar o arzinho da sua graça. As nauseas eram gigantes e os cheiros ainda agora eu pareço ter um super olfacto, portanto é tentar afastar da cozinha.

<3
S.

5 comentários:

  1. Eu tive umas erupções tipo borbulhas, nalgumas partes do corpo. Enjoos q.b., vomitei umas 3 vezes porque também tinha muito apetite e comia muito ihihi

    ResponderEliminar
  2. Também eu me farto de comer... Vou ficar uma lontra!

    ResponderEliminar
  3. Vais nada! Eu não fiquei! Nem mais nem menos peso.

    ResponderEliminar
  4. Eu já engordei uns quilitos :( Agora é que vou ser forever alone ihih

    ResponderEliminar