domingo, 18 de janeiro de 2015

O amigo cateter!

Depois de saber que iria ter muitas sessões de quimioterapia durante muito tempo, decidi pedir à medica para colocar um cateter. Odeio agulhas e achei que o cateter era o ideal para mim!
A minha médica aceitou e marcou-me a operação! Foi uma operação chata com um bocadinho de dor e a recuperação também não foi muito boa! Mas aconselho toda a gente a colocar um cateter port- a-catch já que ficamos com os braços livres durante os tratamentos, não teremos os problemas de não nos encontrarem as veias depois de uns meses de tratamento...
Não doí a aplicação da seringa para iniciar o tratamento, nem ao retirar...
O cateter é um tubo especial que é inserido numa veia maior e é conectado a um reservatório que fica implantado debaixo da pele e pode ser deixado neste local por muitos meses. A utilização deste cateter facilita o tratamento quimioterápico venoso pois não é necessário fazer punções repetidas para conseguir “acertar” uma veia. 

Possíveis complicações

Infecção

Por se tratar de uma prótese implantada no corpo, é possível o desenvolvimento de infecção sob a pele onde foi implantado o reservatório ou dentro do cateter mesmo. Contacte seu médico imediatamente no caso seja detectada a presença de algum dos sinais de alerta a seguir:
• Vermelhidão, inchaço persistente ou dor intensa na área onde foi implantado o
     reservatório ou o próprio cateter;

• Dor progressivamente mais intensa no local do reservatório (pior do que no dia
     anterior);
• Presença de febre acima de 38ºC, prostração, calafrios, mal estar e falta de ar.
Você deverá ser tratado com antibióticos caso seja detectada infecção. O cateter deverá ser retirado caso a infecção afecte a área do reservatório ou do próprio cateter. Um novo cateter poderá ser implantado após a resolução do quadro infeccioso.


Sem comentários:

Enviar um comentário