segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O diagnóstico final

Depois da biópsia tive de fazer uma quantidade gigantesca de exames....


A cintigrafia óssea- 
A cintigrafia óssea é muitas vezes realizada para procurar identificar sinais de um cancro que tenha metastizado para os ossos a partir de outro local do corpo como a mama, o pulmão ou a próstata. A cintigrafia óssea pode igualmente identificar a presença de cancros com origem nos próprios ossos. Pode também permitir estudar situações não cancerosas, como infecções ósseas ou das articulações, bem como fracturas ósseas que possam não ser evidentes ou que sejam difíceis de diagnosticar por outros meios de diagnóstico.
O radiofármaco é habitualmente injectado numa das veias do doente, geralmente no braço.
Habitualmente o exame inicia-se logo após a administração do radiofármaco. Porém, em algumas cintigrafias pode ser necessário aguardar algum tempo até que exista uma concentração adequada do radiofármaco no órgão a estudar. Muitos centros permitem que os doentes se ausentem durante esse período e que regressem mais tarde para concluir o exame. Para a obtenção das imagens cintigráficas o doente deve deitar-se na própria cama do equipamento (câmara-gama). A câmara gama detecta a radiação emitida pelo corpo do doente sem lhe tocar. Depois deste procedimento, o doente pode retomar as suas actividades normais sem necessidade de qualquer cuidado particular. 
No meu caso fui comer e passear e só passado 2 horas fiz o exame. Não custa nada, é bem simples.
Resultado- Sem metastização óssea, yeahhh! 

O ecocardiograma MM + 2D + Doppler- Aqui aceitei participar num estudo que vai avaliar o grau de toxicidade na quimioterapia se existe aqui condições hereditárias ou não. Portnto não vale a pena estar a explicar com muito pormenor já que o meu exame ao coração é sempre muito mais moroso do que um exame normal.
Resultado- Sem alterações, yeahhhhh!

TC- TORACO- ABDOMINO-PÉLVICA-
Pior exame de todos enjoei, já que antes do exame para fazer contraste dentro do nosso corpo temos de beber 3 copos (em jejum) de um liquido estranho. Quando estava a fazer o exame a médica avisou-me que ia começara a ficar um bocadinho quente dentro da minha garganta e depois iria descer esta sensação quente. Eu tive de chamar a médica e pedir para acabar o exame. 
Resultado- Soube de imediato o resultado porque esta médica é minha conhecida (mãe de um amigo meu). Gânglios ligeiramente aumentados na axila esquerda.  Figado ligeiramente aumentado com incontáveis lesões focais de natureza sólida dispersas pelos dois lobos, mas mais numerosas e confluentes no lobo direito. (Segunda vez que chorei neste processo todo, chorei a bom chorar mas ainda bem que soube logo de seguida a fazer o exame, deu-me tempo para me preparar para a consulta com a minha oncologista!)

Resumindo depois de uma mamografia e ecografia mamária, Biopsia da Mama esquerda e ressonância magnética o meu diagnóstico foi:


-CARCINOMA INVASIVO, NST, GRAU II DE MALIGNIDADE EM 100% DA AMOSTRA. ESTUDO IMUNOHISTOQUIMICO: CADERINA E POSITIVA; RECEPTOR DE ESTROGÉNEO NEGATIVO; RECEPTOR DE PROGESTERONA FRACO EM 5% DAS CÉLULAS,ÍNDICE PROLIFERATIVO ki-67- 50%; p53 negativo, C-erb-B2 POSITIVO (3+); com metástases na axila e no figado"

No meio disto tudo tenho a dizer que o serviço Nacional de saude do nosso pais é de se lhe tirar o chapeu, em 2 semanas fiz os exames todos necessários, mais rapido impossivel. Disponibilizaram-me uma equipa gigante, tudo o que pedi a minha oncologista providenciou, tenho nutricionista, psicologa, psiquiatra, assistente social, o numero de telemovel da minha oncologista para o qual posso ligar a qualquer hora! As enfermeiras são simpáticas e sinto-me bem no hospital de dia onde são feitos os tratamentos.
Nenhum doente oncológico paga o que quer que seja. Nem sequer taxas moderadoras...

  Só me resta então agradecer a toda a equipa do Hospital de Santa Maria do qual não pretendo sair.
Depois disto tudo ainda liguei para a Fundação Champalimaud, falei com uma médica amorosa mas decidi confiar os meus tratamentos, alías a minha vida, à minha medica do Hospital de Santa Maria, penso que para as outras pessoas será bom ouvir varios diagnósticos, para mim não! Senão iria desconfiar de todos e não confiaria em ninguém... 
Mas isto da confiança na minha oncologista demorou... Mas fica para outro post que este já vai longo :)

<3

5 comentários:

  1. Muita força e coragem! Adorei o post, está muito esclarecedor.

    ResponderEliminar
  2. Todos diferentes mas todos graves. :/ enfim, para a frente é o caminho é já vamos muito avançadas!
    O SNS é do melhor nestes casos. Estou no são josé e também estou muito satisfeita ;)

    ResponderEliminar
  3. Mas tu já estás quase a acabar não estás L.?

    ResponderEliminar
  4. Já vi que só falta um :) Força e tamo juntas :*

    ResponderEliminar